The Lottery – Shirley Jackson (Brave New Worlds)

brave new worlds

Há vários anos que estou para ler esta compilação de histórias! Até que me resolvi a encomendar o livro e eis que não podia ter feito melhor escolha. A colectânea começa com The Lottery, uma história premiada de Shirley Jackson, a autora do negro e pesado Sempre vivemos no Castelo.

A história centra-se na lotaria, um acontecimento tão antigo que ninguém recorda a sua origem, de ocorrência anual, que decorre em todas (ou quase todas) as aldeias e cidades, em que todos os cidadãos têm direito a uma senha para o sorteio. Nas maiores cidades o acontecimento chega a demorar mais do que um dia, de modo a garantir que as oportunidades são correctamente distribuídas.

A aldeia retratada é relativamente pequena, pelo que a loteria demora apenas uma manhã, a tempo suficiente de voltar para o almoço. Os representantes de cada família iniciam o ritual, não faltando nem as crianças inquietas nem os mais velhotes e doentes. Mas qual será o prémio que inquieta nervosamente todos os participantes, e provoca pequenas trocas de palavras mais amargas?

O acontecimento anual é descrito de forma neutra e não fora o nervosismo inquieto expresso pelos cidadãos (e o facto de estar a ler uma compilação de distopias), não teria sentido o desenrolar sombrio e visceral que se começava a compor, um final irónico e pesado que, sem descrever directamente nenhum horror, consegue ser mais repelente que episódios de terror visível.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.