Locke & Key – Joe Hill e Gabriel Rodriguez (Volumes I, II e III)

IMG_4494

Eis os três primeiros volumes de uma série de terror que tem sido recomendada pelo João Barreiros a cada Fórum Fantástico, e vencedora de alguns prémios no género: British Fantasy Award (em 2009 e 2012) e Eisner Award (2011). Da autoria de Joe Hill, são notáveis alguns dos elementos que estão também presentes nos seus livros, misturando sobrenatural e violência, por vezes em torno de objectos, neste caso de chaves, cuja origem desconhecemos.

A história inicia-se com as férias no campo de uma típica família urbana. Os filhos estão revoltados pelo afastamento das diversões que conhecem, mas os pais tentam envolvê-los nas tarefas do campo. Cedo esta imagem pacífica se transforma num cenário negro e violento quando dois intrusos matam o pai. Felizmente, ao enfrentarem os restantes membros da família acabam por morrer às mãos destes. Este episódio sangrento que abre a história irá obrigar a família a mudar-se para uma nova cidade – na verdade, para a cidade natal do pai.

 

IMG_4516

Mansão antiga, carregada de sombras, mistérios e monstros, não será o local mais apropriado para a família recuperar. A mãe inicia sucessivos episódios de bebedeira irresponsável, sem se aperceber dos perigos que os rodeiam, enquanto os filhos mais velhos, na adolescência, encontram-se entre a rebeldia própria da idade e a revolta pelos episódios de violência de que fizeram parte. Já o filho mais novo parece o mais estável de todos, aproveitando para explorar a propriedade, encontrando um poço de onde surge uma bela mulher que o convence a procurar as chaves.

E é em torno das chaves que roda todo o mistério – chaves que atraem outros poderes malignos que começam a rondar a família, chaves com poderes incríveis, como deixar o próprio corpo e vaguear como um fantasma, ou abrir a cabeça e poder escolher que memórias manter ou acrescentar. Entre a quase inocência do dia a dia encontram-se episódios insólitos de aventura adolescente, e de inusitada maleficência nos ataques cuidadosos que se vão criando contra a família.

a

Devagar vamo-nos apercebendo das várias personagens sombrias que envolvem a família, de entre os quais se destaca um amigo da rapariga, um rapaz que não envelhece decorridas algumas décadas e que será um dos que procura as chaves. Personagem suspeita que vemos entrar e sair da mansão, de objectivos escuros, que não olha a meios para conseguir o que pretende.

Com todos estes elementos é uma história que evolui lentamente, explorando, a cada volume, as capacidades de uma nova chave, poderes que serão vantajosos nas pequenas lutas que se vão desenvolvendo e que possibilitam afastar as trevas por breves momentos. Toda a história se encontra envolva em sombras enquanto cresce a frustração das personagens maléficas e consequentemente a tensão que resulta em maiores confrontos.

IMG_4430

Anúncios

7 pensamentos sobre “Locke & Key – Joe Hill e Gabriel Rodriguez (Volumes I, II e III)

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Abril (3) | Rascunhos

  2. Pingback: Série de links interessantes – Halloween | Rascunhos

  3. Pingback: Locke & Key – Joe Hill e Gabriel Rodriguez (Volume V) | Rascunhos

  4. Pingback: The books I have and definitely want to read – 7 | Rascunhos

  5. Pingback: Locke & Key – Joe Hill e Gabriel Rodriguez (Volume VI) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.