The Flies of Memory – Ian Watson

img_9615

Por razões óbvias este foi um dos livros que levei para Barcelona, na recente viagem para assistir à Eurocon. O que encontrei foi uma história engraçada que mistura a visita de alienígenas com viagens transdimensionais e um teletransporte baseado na memória, elementos que se transformam perante o que parecem ser restos New Age na forma como desfaz o enredo.

the-flies-2

Após a primeira visita de uma espécie alienígena, três seres humanos são escolhidos para contactar com estes seres que relembram moscas mas que parecem ser uma espécie comunitária como as abelhas e as formigas. Por conta da localização geográfica dos primeiros contactos, Roma, a equipa é constituída por um psicólogo, uma psíquica e uma freira que formam uma combinação peculiar com lugar para a religiosidade e o misticismo.

O encontro oficial que se segue termina com o desaparecimento da cúpula da Basílica de São Pedro sem que se perceba se deriva de um ataque terrorista ou de um ataque alienígena. Este desaparecimento é a primeira pista para um fenómeno relacionado com a forma como estas moscas gigantes guardam as memórias e as transmitem, capacidade que pode ser adquirida por alguns seres humanos.

the-flies

Aproveitando as capacidades reveladas pelo grupo que contactou os alienígenas, os seres humanos planeiam viagens no espaço para colonizar outros planetas, sem entenderem por completo a tecnologia que vão usar – tecnologia que, aos nossos olhos, pode ser vista como magia.

Utilizando espaços fora do tempo que podem ser atingidos por percepção neuronal e uma perspectiva singular para a utilização da memória, Ian Watson cria uma história com premissas interessantes sem explorar totalmente o seu potencial e acaba por se perder nos aspectos relacionais das suas personagens que, sendo importante para criarem empatia com o leitor, acabam por desviar toda a história.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s