The Underwater Welder – Jeff Lemire

 

img_9707

O nascimento de um filho pode levantar algumas questões sobre o relacionamento com os pais, ou sobre alguns episódios na infância. Estas questões podem tornar-se ainda mais importantes quando os pais já faleceram fazendo com que alguns detalhes permaneçam sempre na névoa da memória, sem possibilidade de serem elucidadas.

Jack Joseph é um mergulhador numa plataforma petrolífera com um curso de inglês mal aproveitado. Tendo crescido numa vila piscatória o seu relacionamento com o mar é profundo – ainda para mais quando o pai morreu afogado, perto do Halloween, época que passa a ter um peso adicional para Jack.

img_9722

Com a mulher a aproximar-se do nono mês de gravidez, intensificam-se os episódios de dissociação cognitiva, episódios que não só se tornam cada vez mais frequentes como começam a ocorrer quando mergulha e que o incitam a permanecer dentro de água.

img_9729

Depois de um episódio mais perigoso é aconselhado, pelo médico a permanecer em casa, mas nem afastado do mar consegue calar as intensas regressões a momentos com o pai nos quais um relógio tem papel fulcral.

img_9726

The Underwater Welder explora os conflitos pessoais que se geram com o aparecimento das novas gerações numa abordagem interessante mas de narrativa demasiado linear, onde a personagem tenta equilibrar os acontecimentos passados com a perspectiva de ser pai. Ainda assim, a história consegue ter momentos visualmente deslumbrantes e expressivos que conferem maior densidade aos acontecimentos e fazem este volume valer a pena.

img_9740

Um pensamento sobre “The Underwater Welder – Jeff Lemire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s