Assim foi: Lançamento Lovesenda de António de Macedo

Decorreu, no dia 18 de Fevereiro, o lançamento do muito esperado livro de fantasia de António de Macedo, Lovesenda, publicado pela Editorial Divergência. Em local privilegiado, na Biblioteca de São Lázaro em Lisboa, numa espectacular sala circular, o evento decorre com ausência do autor (que não compareceu por motivos de doença) mas com presença do filho.

img_2831

Logo no início podem assistir aos primeiros minutos do evento onde o editor, Pedro Cipriano, revela a surpresa que foi receber um manuscrito do tão famoso António de Macedo. Mais conhecido pela sua carreira cinematográfica, António de Macedo tem publicado, ao longo das últimas décadas, algumas obras de ficção, sobretudo ficção científica, de onde se destaca o livro de não ficção A Provocadora Realidade dos Mundos Imaginários.

img_3104

E porquê este destaque? É que já neste livro que compilava os vários textos de António de Macedo se percebia um forte trabalho de pesquisa, trabalho que, em Lovesenda, permite a criação de um trabalho monumental, intercalando lendas mouriscas com hábitos da época, sem descurar ritos pagãos e crenças cristãs que, na época, se misturavam facilmente.

Mas este forte trabalho de investigação serve apenas como base. Os fortes alicerces permitem a construção de uma história coesa, de prosa elegante, perfeita, que escorre facilmente de página em página. Para saberem mais sobre o livro deixo-vos os comentários feitos por Luís Filipe Silva, Rui Bastos e eu mesma ao livro. Ainda sobre o evento, eis a página oficial da editora.

O livro pode ser adquirido na página da editora, bem como na Leituria.

António de Macedo transporta-nos para uma época em que o encantamento coabitava com o mundano, um tempo de lendas e seres fantásticos, em que cada vida se tornava epopeia mil vezes relembrada (e reinventada). Eis a vida de Lovesenda e as tuas desaventuranças por terras portucalentes, quando ainda era possível tudo acontecer. Erudito, divertido e fascinante, eis António de Macedo no seu melhor.

– Luis Filipe Silva
http://blog.tecnofantasia.com

Uma história medieval em que o místico é contado de forma tão convincente que mais parece um relato histórico. Lovesenda é uma protagonista complexa rodeada de personagens interessantes. O confronto entre o Bem e o Mal é infiltrado por algo misterioso, ao mesmo tempo arcaico e moderno. Enfim, um livro fascinante tão identificável com o autor que chega a ser fotográfico.

– Rui Bastos
http://livrosimples.blogspot.pt/

Lovesenda é um daqueles casos raros em que a elegância da escrita, aliada a fortes descrições, cria um texto claro e deslizante. As narrativas entrelaçam-se, a imaginação é libertada e somos transportados para a remota história portuguesa, quando na Península conviviam mouros, cristãos e outras crenças. A existência simultânea de diversos misticismos cria um ambiente onde a realidade se difunde com o fantástico e os relatos lendários se tornam vívidos. Por tudo isto, Lovesenda é um marco na literatura fantástica portuguesa.

– Cristina Alves
https://osrascunhos.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s