Espero por ti na próxima tempestade – Yves Robert

Bem que o nome me dizia alguma coisa! Peguei no livro sem me aperceber totalmente que já conhecia o autor de várias paragens, mais especificamente de uma série de antologias de ficção especulativa – A sombra sobre Lisboa, Vaporpunk ou Nos limites do infinito. Este romance é bem menos especulativo e tem como fio condutor os efeitos pouco compreendidos dos raios.

A história apresenta várias linhas narrativas, centradas em personagens diferentes e em épocas distantas, que se vão alternando de capítulo a capítulo. Conhecemos, por isso, os pensamentos e os sentimentos das várias personagens, mas não todos os acontecimentos. Aliás, é esta disposição que permite que juntemos, lentamente, as peças da história para antecipar, depois de várias reviravoltas agrestes, um final redentor.

Rafael quase que era um rapaz normal para a sua idade, não fossem as várias particularidades que faziam parte da sua vida. Órfão de pais, vive com os avôs e interessa-se excessivamente por uma enciclopédia de esoterismo que o levam a considerar os pequenos sinais que o rodeiam e a tentar adivinhar o futuro.  A sua relativa normalidade é quebrada no dia em que corre para a floresta para se encontrar com a menina mais bonita da escola – um raio atinge-os e só acorda no hospital, cego.

Ainda que os médicos não encontrem danos físicos, seja nos olhos, seja nos nervos, a verdade é que Rafael não consegue ver e assim terá de se adaptar à cegueira, ajudado pelos avôs e pela namorada, a menina que o acompanhou ao hospital. Paralelamente acompanhamos a demanda de uma mulher por várias terríolas de Portugal em busca do namorado, enquanto um louco, Tobias, tenta fugir do hospício.

As várias histórias irão colidir, compondo uma história de maior sentido – uma história onde se confrontam os sonhos com a realidade, e o que se deseja com o que se tem. De escrita competente e fluída, Espero por ti na próxima tempestade consegue ser um romance envolvente que não se perde em lamechices desnecessárias e que apresenta alguns elementos surreais bem colocados.

Espero por ti na próxima tempestade foi publicado pela Planeta.

Outras histórias do autor

Um pensamento sobre “Espero por ti na próxima tempestade – Yves Robert

  1. Pingback: Resumo de leituras – Julho de 2018 (4) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.