Loki – Robert Rodi e Esad Ribic

Esta novela gráfica reverte a ordem natural em Asgard para apresentar um Loki governando o reino dos deuses. Loki, revoltado e desenquadrado tenta escapar ao destino de todos os Loki em todas as realidades possíveis – o seu papel de vilão, enganador, serve para contrapor o do herói magnífico, neste caso, Thor. E é o próprio se apercebe desta oposição com maior propósito, questionando, até o pai dos deuses sobre a sua propositada adopção para este fim.

Consciente do seu papel, sentindo-se injustiçado e encurralado num estereotipo, Loki é notavelmente diferente dos outros deuses – vem de outro povo, tendo sido adoptado após uma batalha, mas ao crescer entre os deuses também não se revê na própria mãe que agora o aborda, uma mulher de idade avançada, rancorosa, idosa e mal cheirosa.

Loki ascendeu, finalmente, ao lugar que tanto pretendia. Ou será que o seu maior objectivo era, afinal, a morte de Thor? Loki sente dificuldades em pensar para além do lugar que agora almejou e adia sucessivamente as decisões que têm de ser tomadas, bem como o cumprir dos acordos que fez para poder estar em tal lugar.

Assombrado pelo destino que parece contrariar, Loki atormenta-se com o cruzar de circunstâncias que deram outro rumo à história e cede nervosamente com o peso das decisões e das consequências, apressando a execução de Thor, com o objectivo de quebrar o ciclo.

Visualmente fascinante, bastante diferente das cores garridas de algumas bandas desenhadas que favorecem as batalhas, Loki apresenta-se como uma história introspectiva em que o anti-herói se tenta libertar da inevitabilidade do seu papel.

Loki foi publicado em Portugal pela G Floy.

 

 

 

4 pensamentos sobre “Loki – Robert Rodi e Esad Ribic

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Agosto de 2018 (3) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.