Senlin Ascends – The books of Babel Vol.1 – Josiah Bancroft

Em Senlin Ascends inicia-se uma tetralogia fantástica, com traços de ficção científica, que se centra numa construção que marca este mundo imaginário – a Torre de Babel. Construção gigantesca que comporta reinos infindáveis e quase impossível de mapear, a Torre de Babel inspira a economia dos que a rodeiam, bem como os sonhos de grandiosidade da humanidade.

Senlin é um dos homens que sonha com a Torre de Babel e que resolve visitar a Torre.Professor austero, aproveita a Lua de Mel e leva a esposa, alguns pertences e uma enorme expectativa em conhecer o exponente máximo da tecnologia e da cultura, pensando que, sob a sua sombra, se encontra o pico da civilização e da educação.

Não demora muito até se aperceber que a Torre é bastante diferente do que tinha pensado: rapidamente perde a mulher no enorme mercado, é enganado e roubado. Depois de alguns dias em busca da esposa, resolve procurá-la dentro da Torre mas a situação não mostra sinais de melhorar: os primeiros passos fazem-se por uma passagem pouco glamorosa e claustrofóbica que o levam a ser novamente enganado e roubado.

A partir daqui Senlin explora os níveis seguintes, sendo que a passagem para o seguinte é uma aventura de elementos aparentemente idiotas. No primeiro cada novo visitante é integrado num palco sem público onde deve realizar determinado papel mesmo que coloque em risco a sua própria vida. Quem não cumprir com as regras é marcado e expulso, existindo diferentes castigos consoante o número de expulsões.

Já no segundo nível, a boa vida de uma cidade com dezenas de hóteis e bares pode levar à ruína financeira de qualquer um e, consequentemente, à sua condenação a trabalhos forçados. Esta cidade é controlada por um déspota sanguinário, cujo poder se estende a vários níveis. No terceiro Senlin encontra uma cidade portuária na qual é forçado a ter um papel de grande responsabilidade mas, sendo um fugitivo procurado da cidade anterior, não terá descanso.

Senlin ascends centra-se demasiado numa única personagem – uma personagem que, nas primeiras aventuras continua a ser um homem ingénuo, incapaz de percepcionar a dureza da vida da torre e que, por isso, não se adapta. Será necessário assistir a injustiças provenientes de fontes supostamente oficiais para perceber que, na Torre, não são os honestos que vencem na vida. Será necessário ter notícias da actual situação da esposa para se revoltar, tomar novo fôlego e aprender a manobrar os que o rodeiam, sem largar os seus limites morais.

Este demasiado centralismo numa única personagem que, no início, é fraca e pouco interessante, torna os primeiros momentos do livro pouco envolventes. Com o prosseguir das páginas a personagem ganha calo face às inusitadas e violentas situações que o atingem e consegue estabelecer algumas alianças interessantes que melhoram a dimensão das personagens na história. Outro defeito na caracterização é a forte perspectiva inicial das mulheres como indefesas e necessitadas de protecção masculina – perspectiva que evolui nas páginas finais do livro, pelo menos para algumas personagens femininas.

Desconsiderando a lenta entrada na narrativa, Senlin Ascends revelou-se uma boa leitura com elementos curiosos em cada um dos níveis apresentados – elementos que fazem parte de um puzzle maior, de uma engranagem de difícil percepção que lentamente se revela. Ainda que a narrativa pareça de fantasia, as várias engrenagens que vão sendo expostas fazem resvalar Senlin Ascends para um Steampunk soft, que terá de ser confirmado nos volumes seguintes. Decerto irei ler os próximos volumes num futuro próximo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.