O Suicídio de Aleister Crowley – Boselli e Cropera

Depois de lançado um primeiro volume da série italiana de Dampyr pela editora Levoir (em parceria com o jornal Público, na colecção Bonelli), eis que surge um segundo, mas desta vez pela nova editora A Seita. Trata-se de uma história curiosa – não só porque decorre em Portugal, mas porque apresenta alguns factos verídicos e os usa para tecer uma história ainda mais fantástica.

Alesteir Crowley foi um conhecido ocultista, mágico, poeta, escritor e pintor (entre outras coisas) que ficou conhecido na Europa pelo seu comportamento questionável e pelos vários episódios sórdidos. Dada esta descrição, diria que a sua amizade com Fernando Pessoa poderia parecer pouco provável, mas ambos partilhavam o interesse pelo esoterismo e é exactamente esse interesse que levará a um verídico episódio mirabolante em Portugal, em 1930.

Aproveitando o encontro de ambos em Lisboa, que culminará com o desaparecimento de Crowley, esta aventura de Dampyr cruza este acontecimento com o Terramoto de Lisboa de 1755. Explora-se, desta forma, um cenário tipicamente lisboeta em diferentes séculos.

A história começa com as noites de fado no bairro alto, focando-se em Fernando Pessoa que é confrontado pela polícia por ser a última pessoa a ver Crowley vivo. Mesmo sendo uma figura desconfortável, o súbito desaparecimento do mágico causa algumas movimentações diplomáticas.

A este mistério somam-se as visões de Ann da cidade de Lisboa durante o Terramoto de Lisboa – dois acontecimentos que estarão ligados e que levarão Dampyr a Lisboa, mais concretamente à Quinta da Regaleira para impedir a concretização de um evento de inspiração Lovecraftiana.

Com fortes elementos portugueses (sejam a história, as músicas ou as personalidades), Dampyr centra-se na investigação sobrenatural de uma série de acontecimentos que decorreram em Lisboa – acontecimentos que podiam originar catástrofes Cthulhianas.

Trata-se de um volume movimentado, carregado de referências históricas que proporciona uma leitura leve com vários elementos reconhecíveis pelos leitores portugueses.

Posted In

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.