Dacey’s Patent Automatic Nanny – Ted Chiang

Um dos mais recentes livros de Ted Chiang é uma colectânea de contos do autor, denominada Exhalation. Não esperem, no entanto, muitos contos originais. Aliás, os primeiros quatro contos podemos encontrar em Stories of your life and others. A quinta história já a tinha lido, ainda que não me recordasse – trata-se de Dacey’s Patent Automatic Nanny, lançada no Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas.

Esta é uma história curiosa, que apresenta a forma como um inventor viúvo resolveu criar um robot para servir como ama. Tudo começou quando descobre que a ama humana do filho o trata violentamente, castigando, inclusivé, com laxantes. As próximas amas desempenharam de melhor forma as suas funções, mas o inventor não parava de pensar que a forma como tratavam a criança era irracional e que produziria, também, uma criança irracional. A invenção, no entanto, não irá ter o sucesso pretendido.

Neste conto, Ted Chiang explora a educação de crianças, apresentando a percepção (partilhada por algumas pessoas) de que as necessidades de uma criança são meramente intelectuais. O resultado de tal percepção e de tal invenção são previsíveis, mas é a forma como a história se desenvolve que o não é. Explorando uma vertente mais psicológica, este conto pode ser usado de formas diferentes, mostrando a forma como os humanos estabelecem laços com as figuras da sua infância.

A premissa é simples – mas permite exercer um paralelismo com a forma como algumas crianças são educadas, com o mínimo de interacção e defendendo uma extrema racionalidade. Ainda que a racionalidade (a coerência, a estabilidade) sejam importantes, não é de menor importância o contacto humano, o carinho e o envolvimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.