Veniss Underground – Jeff Vandermeer

IMG_2446

Quinn’s Shanghai Circus de Edward Whittemore encontra-se há alguns anos na minha lista de livros a adquirir. Mas encontra-se esgotado e os poucos volumes disponíveis em segunda mão encontram-se a preços exorbitantes. E porque começo a referir este livro? É que são óbvias as referências de Jeff Vandermeer ao livro do Whittemore e percebi que decerto existirão referências que não apanhei. Restou-me ler o do Vandermeer e continuar à procura do Quinn’s Shanghai Circus.

veniss underground 2

O ambiente de Veniss Underground recorda-me, não só outras obras do autor, mas também as de Michael Cisco, num estilo que é muitas vezes associado ao New Weird. Realçam-se os elementos fantásticos que, ao contrário do que é tradicional ao fantástico, não se tornam familiares, mas se estranham e entranham de forma pouco reconciliadora, induzindo desconfiança no leitor. Por detrás destes estranhos elementos fantásticos desconfia-se de uma influência maléfica ou, pelo menos, muito pouco empática para com os humanos.

veniss underground

Comparando com outra série fantástica do autor, Ambergris, onde os mesmos elementos estão presentes, nota-se uma escrita menos densa e com menor desenvolvimento das características fantásticas, mas com ambiente mais soturno e carregado de elementos de ficção científica.

veniss underground 3

Num futuro distante o mundo encontra-se simultaneamente degradado e evoluído. Qualquer um pode desenvolver entidades biológicas geneticamente manipuladas, mas estas capacidades permitem desenvolver, também, o síndrome de Frankenstein, criando-se sucessivas criaturas aberrantes que, por carecerem de coesão, são efémeras agonias.

veniss underground 5

Quinn será uma excepção. Entidade desconhecida por todos que se faz representar por estranhos avatares ao longo da cidade, será uma espécie de Deus que tudo controla e tudo pode, produzindo desde as mais fantásticas criaturas, às mais funcionais e evoluídas. Quando Nicholas o procura para adquirir uma suricata evoluída com o intuito de, também ele, continuar a desenvolver as suas capacidades de artesão de artes vivas e desaparece sem deixar rasto, a sua irmã gémea inicia uma busca incessante que a leva a diversos níveis da cidade.

veniss underground 4

De ambiente degradado e corrosivo que todos contamina e envolve, retrata uma boa história de amor desencontrado que percorre pesadelos – seres que oscilam entre o belo paradisíaco e o monstruoso pesadelo, corpos amontoados de corrupção suspensa e mentes insanas de capacidade homicida. É um mundo triste e fascinante retratado por uma prosa peculiar e estranha.

Veniss underground 6

Um pensamento sobre “Veniss Underground – Jeff Vandermeer

  1. Pingback: Veniss Underground - Jeff Vandermeer | F_C | S...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s