As histórias de terror do tio Montague – Chris Priestley

IMG_5808

As histórias de terror do tio Montague é um pequeno livro com histórias de horror destinado a um público mais juvenil que surpreende pela positiva. As onze histórias são contadas pelo tio, que, apesar de ser assim chamado será tio-avô ou tio-bisavô – a memória da família já se perde na idade da personagem sombria que habita uma enorme casa nos bosques.

O jovem Edgar não é um rapaz como os outros, ou melhor, é um rapaz que prefere escutar as histórias aterrorizantes do tio do que deambular pelo topo das árvores em diabruras típicas da sua idade. É assim que, num dia que se tornará muito nublado, passa a tarde naquela casa assustadora, repleta de objectos inquietantes que estão quase sempre relacionados com a morte de algum rapaz.

IMG_5810

Bruxas que capturam rapazes, demónios que atraem a desgraça, fantasmas molhados ou criaturas que despedaçam crianças – as histórias são curtas e interessantes, sem condescendência mas expressando, por vezes, um leve moralismo típico do formato conto tradicional. Trepar a árvores muito altas ou entrar em casa alheia trará grandes desgraças, bem como enganar, roubar ou desobedecer.

Esta associação entre uma acção e um castigo está presente em quase todas e apresenta-se sob a forma de estranhos e fortes horrores – pessoas fechadas em salas sem porta, crianças transformadas em árvores ou doces meninas transformadas em psicopatas imparáveis.

IMG_5909

Este pequeno conjunto de histórias direccionadas para um público mais jovem consegue surpreender pela positiva, apresentando um ambiente sombrio, propício à exploração dos mais variados temores.

Em Portugal este livro foi publicado pela Arte Plural Edições.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.