The Monarch of the Glen – Neil Gaiman

img_0394

Eis uma história muito misteriosa de Neil Gaiman, ainda para mais para quem nunca leu American Gods. De contornos mágicos e sobrenaturais começa por nos apresentar um cenário quase banal, onde pequenas pistas para algo mais se transformam num episódio de confronto e quebra de tradições.

Sem nunca nos ser explicado o que terá ocorrido, percebemos que a personagem principal, Shadow, é um homem com um passado pesado. Tendo deixado o Texas para trás, deambula pelos cenários desolados da Escócia. O quotidiano de viajante solitário e calmo quebra-se conhece um irritante médico num bar, numa pequena vila remota. Depois de meia dúzia de piadas que roçam a ofensa, e de o chamar de monstro, propõe-lhe um trabalho aparentemente fácil onde ganhará uma boa maquia.

img_0350

Antes de concretizar o trabalho de segurança numa festa privada, conhece uma rapariga oriunda da Noruega, que, depois de o fazer acompanhá-la até casa, lhe conta a lenda da hulda woman, uma criatura sobrenatural, de grande força, mas de frágil aparência feminina que estaria condenada a apaixonar-se por homens, principalmente por agricultores.

Este encontro termina de fácil abrupta, mas antes de partir, a rapariga visita-o à noite para lhe desejar boa sorte e o incitar a chamar por ela caso necessite. Surreal encontro que fica no limite da realidade, que leva Shadow a pensar no tal trabalho de fim-de-semana que assume contornos cada vez mais bizarros.

img_0404

Ao longo deste início, quase banal, vamos encontrando referências e elementos que nos colocam constantemente alerta – pequenas pistas para que algo mais se esconde por detrás do espírito melancólico de Shadow, e muito mais por detrás do inocente trabalho de segurança numa festa de famosos.

Envolta em tradições antigas e lendas locais, esta história decorre num ambiente austero e pouco amistoso, carregado de indicações de que nada é o que parece. Uma história misteriosa que me levará a ler o American Gods para encontrar novamente este estranho mundo ficcional.

4 pensamentos sobre “The Monarch of the Glen – Neil Gaiman

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Dezembro de 2016 (4) | Rascunhos

  2. Pingback: Os livros da magia – Neil Gaiman | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s