Arquitecto, cineasta, argumentista, ensaista, contista e romancista. António de Macedo terá sido um dos realizadores mais activos do Novo Cinema Português que acabou por abandonar o cinema nos anos 90 e passando a dedicar-se à escrita. O Cineblog fala deste realizador que, injustamente, se tornou meio obscuro e esquecido. Mas tal como o Cineblog recordou António de Macedo, também durante o Festival Contacto se recordou António de Macedo, numa sessão evocativa que teve como convidados Luís Filipe Silva (Terrarium, Galxmente), João Monteiro (realizador do documentário “Nos Interstícios da Realidade, o Cinema de António de Macedo” e organizador do festival MOTELX) e Pedro Cipriano (Fundador da Divergência e Prémio António de Macedo).

Falando de Festivais e eventos, A Conferência Internacional de História “E se?…” Mundial está de volta à Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Esta conferência tem, como tema principal, a História Alternativa e está, neste momento, e até 22 de Julho, com submissões abertas para abstracts. Os artigos serão publicados na Hypothesis Historia Periodical.

O WhatIf’23 está a ser organizado conjuntamente pela FCUP e pela Casa Comum da Universidade do Porto e tem data marcada para os dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. As inscrições (gratuitas) para assistir à conferência estarão abertas até 27 de outubro. Para mais informações sobre o evento podem consultar a página da FCUP.  

E porque é impossível ter uma lista de links, sem ter uma lista de livros, deixo-vos também com a lista de Melhores livros de Ficção Científica organizada pelo Portalist. Esta lista apresenta as escolhas em ordem cronológica de publicação, começando, claro, com os clássicos Brave New World e At the mountains of Madness, mas apresentando alguns que desconhecia, como Catseye (de Andre Norton) ou Way Station de Clifford D. Simak. Curiosamente, existem, também, algumas referências mais recentes como The Wind Up Girl de Paolo Bacigalupi ou Sleeping Giants de Sylvain Neuvel. Nesta lista destaca-se, também, que na apresentação de cada item podemos encontrar uma ligação para outra lista de livros – Para quem gosta de listas, é, portanto, uma infindável navegação.

E como uma lista nunca está só, destaco uma lista, em francês de mulheres na ficção científica. Encontramos as referências mais clássicas como Mary Shelley, Angelica Gorodischer ou Ursula K. Le Guin, mas também nomes que desconhecia como Christine Renard, Elisabeth Vonarburg ou Anna Starobinets. Apesar de ser uma lista em francês, o texto é reduzido, sendo antes uma lista com nomes de autores e obras que publicaram, pelo que julgo que será legível para quem não percebe muito do idioma.

Recentemente, Rodolfo Martinez publicou, no facebook, um artigo sobre literatura Asturiana que é bastante interessante. O artigo fala das raízes na mitologia Asturiana e refere algumas obras de género especulativo. Tendo adquirido há uns meses um livro de mitologia Asturiana, foi um artigo que me despertou bastante interesse.

Na Banda Desenhada, destaca-se a nomeação de Diana Sousa para os prémios Eisner, como colorista em duas séries publicadas pela Dark Horse Comics, Critical Role: Vox Machina Origins e The Mighty Nein Origins. Para saberem um pouco mais sobre a nomeação e a nomeada, podem consultar um artigo publicado na Forbes.

Já no reino dos Jogos de Tabuleiro destaca-se o lançamento de Neotopia, da autoria de Orlando Sá e André Santos. O jogo tem estado disponível para testes na Leiriacon e prevê-se que, para além da já esperada edição pela MEBO, exista uma edição pela Arcane Wonders.

Finalmente, ainda não tinha partilhado os vencedores dos prémios 5 Seasons, prémios organizados pelo canal Playing Season, nos quais vários criadores de conteúdo participam na escolha dos jogos. Estes prémios distinguem editoras e criadores de jogos nacionais e internacionais em diversas categorias.