
Eis a nova aposta da Editorial Presença na Mangá. De capa intrigante, até sombria, trata-se do primeiro volume de uma série que nos remete para um ambiente fantástico com toques de terror – uma leitura pela qual fiquei curiosa e que não tardei em adquirir.
O que encontrei não só correspondeu às expectativas, como as ultrapassou. A personagem principal é uma menina, de aspecto normal, que vive num mundo desértico com outra personagem – um adulto amaldiçoado de aspecto monstruoso. Este adulto, apesar do seu aspecto, toma conta da criança, mas sem lhe tocar, tentando manter a sua inocência, sem lhe contar que foi abandonada e que a tia não a virá buscar.



Percebemos que, neste mundo, há pessoas amaldiçoadas cujo aspecto passa a ser monstruoso. Esta maldição será contagiosa, e quem é tocado por alguém com a maldição, passa, também, a tê-la, mudando de aspecto. Sabemos, também, que estes amaldiçoados são afastados ou têm de se afastar, até porque existem soldados que os caçam.
Apesar deste contexto, este primeiro volume foca-se na relação entre o amaldiçoado e a criança abandonada, e na inocência preservada desta, que ainda espera que a tia retorne um dia. A criança demonstra carinho para com o amaldiçoado, procurando-o para brincadeiras. A delicadeza e inocência do relacionamento contrasta com o aspecto do adulto, sombrio e assustador.



Este contraste também é evidente nas raras interacções com outras pessoas que, receosos de ser contaminados, os perseguem. Ainda que a visualização do que os rodeia seja mínima (como se vivessem numa realidade à parte), os não contaminados parecem ter sido tomados pelo medo e surgem como violentos e perturbadores.
Nada sobre a realidade nos é explicado, devendo ser inferido das conversas que assistimos, ou dos curtos desabafos do adulto. Esta maldição determina o destino de quem a tem, mas a criança parece ter uma relação especial com a contaminação – relação esta que não é, também, explicada.



Esta foi, sem dúvida, uma série que me cativou e que irei seguir com atenção. O ambiente sombrio, as personagens grotescas e o contraste com as interacções suaves e amorosas que estabelecem são apenas um dos elementos fundamentais. O mundo em que se encontram apresenta algumas mistérios, e a narrativa deste primeiro volume deixa levantar ligeiramente a cortina para algo mais – apenas o suficiente para nos despertar a curiosidade.