Ainda faltam dois meses para terminar o ano e já foram lançadas listas com os melhores livros deste ano, pela Amazon. Para os géneros ficção científica e fantasia, existem duas listas, uma americana e outra inglesa, sem títulos coincidentes.

Na lista americana podemos encontrar os seguintes títulos:

  1. The Golden Age – Michal Ajvaz
  2. How to Live Safely in A Science Fictional Universe – Charles Yu
  3. Redemption in Indigo – Karen Lord
  4. The Half-Made World Felix Gilman
  5. The Hundred Thousand Kingdoms – N.K. Jemisin
  6. The Orange Eats Creeps – Grace Krilanovich
  7. The Dream of Perpetual Motion – Dexter Palmer
  8. Who Fears Death – Nnedi Okorafor
  9. The Fixed Stars: Thirty-Seven Emblems for the Perilous Season – Brian Conn
  10. Kill the Dead – Richard Kadrey

Com uma capa graficamente pouco atraente num monitor, The Golden Age é, sem dúvida, um excelente livro que explora todos os sentidos, ficando na memória pelas fortes imagens e sensações numa ilha surreal, onde podemos encontrar histórias dentro de histórias.

Segue-se o livro de Charles Yu,  How to Live Safely in A Science Fictional Universe, com uma premissa interessante, mas um desenvolvimento leve, explorando a relação da personagem principal com os pais, que acaba por influenciar a sua relação com o mundo. Embora seja uma história engraçada, ficou bastante abaixo das expectativas e, acredito que irá facilmente cair no esquecimento em pouco tempo (pelo menos comigo).

The Dream of Perpetual Motion, de Dexter Palmer, foi o terceiro e último livro que li desta lista. Ainda que possa ser referido como pertencente ao Steampunk e possua elementos característicos do género, apresenta uma história que se torna independente de qualquer género ou época. Na sociedade descrita os avanços tecnológicos permitiram a libertação das tarefas mais banais para alguns seres humanos, que se vêm lançados numa busca de um sentido nos actos mais bizarros ou até hediondos. Uma boa história que se poderia ter tornado excelente não fosse algumas falhas na exposição e ritmo.

Dos restantes,  sinto curiosidade por pegar em The Half-Made World,  The Orange Eats Creeps (devido às críticas extensas e excelentes que foram surgindo) e talvez The Hundred Thousand Kingdoms.

A lista inglesa apresenta propostas bem diferentes:

  1. Towers of Midnight: Book Thirteen of The Wheel of Time – Robert Jordan
  2. Surface Detail – Iain M. Banks
  3. Against All Things Ending: The Last Chronicles of Thomas Covenant – Stephen Donaldson
  4. The Evolutionary Void – Peter F. Hamilton
  5. The Ambassador’s Mission: The Traitor Spy Trilogy, Book 1 – Trudi Canavan
  6. The Passage – Justin Cronin
  7. Kraken – China Mieville
  8. The Technician – Neal Asher
  9. The Black Lung Captain: Tales of the Ketty Jay: Bk. 2 – Chris Wooding
  10. The Tree of Seasons – Stephen Gately

Desta lista nada li até ao momento, e serei capaz de ler poucos: The Passage já cá o tenho, à espera de ser lido, Kraken penso ler mais pelo autor do que por curiosidade pela obra, e dada as múltiplas referências à série de livros sobre Thomas Covenante, sou capaz de pegar num ou dois nos próximos tempos (muito provavelmente, não este que se encontra na lista).

Para além das listas de Ficção científica e Fantástico,  a Amazon lançou ainda listagens com os melhores comics e graphic novels, ou simplesmente, os 100 melhores livros do ano.

E por aí, que livros leram destas listas e o que acharam? E que livros gostariam de ter visto referidos?