
05 – Locke & Key Vol.1 – Joe Hill, Gabriel Rodriguez
Apesar desta série de BD ser da autoria de Joe Hill, não me tinha despertado interesse… até à apresentação do João Barreiros no Fórum Fantástico. De aspecto gráfico cativante, apresenta uma história trágica e sangrenta, carregada de elementos fantásticos. O nome deriva da descoberta de um conjunto de chaves misteriosas com poderes inimagináveis – entre eles, poder abandonar o próprio corpo e vagar como um fantasma. Uma história imaginativa e pesada, mas de leitura rápida, com surpresas (nada agradáveis) a cada página.

06 – Hav – Jan Morris
Publicado como Literatura de Viagens pela Tinta da China, descreve a longa visita à cidade de Hav, uma cidade inexistente no Mediterrâneo, que tendo estado sob o domínio de diferentes países e credos, cruzaria várias culturas. A viagem é descrita na perspectiva da própria autora que vai explorando os vários nichos culturais e ideológicos, descrevendo hábitos, rotinas e costumes. Após uma saída conturbada, haverá de regressar muitos anos após a revolução, para encontrar uma cidade transformada, mas ainda enigmática.

07 – Little Brother – Cory Doctorow
O título relembra o célebre 1984, descrevendo uma sociedade também vigiada à exaustão, mas bastante semelhante à nossa realidade. Aceite pelos adultos como um mal menor face ao terrorismo e à insegurança, a vigilãncia é, na prática, utilizada para controlar cidadãos comuns ao invés de os proteger. Em Little Brother esse controlo tornou-se visível e consciente, mas as entidades que o asseguram não contaram com a imaginação e irreverência dos adolescentes, tecnologicamente aptos a fazerem frente às ferramentas informáticas de vigilância.

08 – Among Others – Jo Walton
Sem dúvida um dos livros que mais me cativou nos últimos tempos, relata a vida de uma jovem que se esconde da realidade pela capacidade de ver fadas, e pela quantidade abusiva de livros de ficção científica que lê. Sobrevivente de um trágico acidente onde terá falecido a sua irmã gémea, Mori ficou com lesões que a deixaram dependente de um cajado, e com dores constantes. O acidente leva-a a fugir da mãe demente e a conhecer o pai com quem partilha a paixão pela leitura. É então colocada num colégio interno onde o círculo fechado de amizades a levam a procurar amigos na vila próxima, mais concretamente num clube de leitura onde se vão discutindo vários autores de ficção científica. Para terem uma ideia da quantidade de livros referidos, eis uma listagem (que ainda assim julgo incompleta).