As reencarnações de Pitágoras – Afonso Cruz

IMG_9857

Conheci a Enciclopédia da Estória Universal não como uma colecção de volumes, mas como um livro pequenino publicado pela Quetzal, há alguns anos. O que me fascinou na altura foi, sobretudo, o formato de entradas ordenadas alfabeticamente, que, em conjunto formavam um livro maior

Desde então, esse primeiro livro parece ter ficado esquecido, e têm sido publicados volumes mais temáticos, com o mesmo conceito. Talvez por causa da novidade, o livro isolado foi o que mais me fascinou. Depois dele, os volumes que têm sido lançados não têm tido um efeito constante. Gostei, por exemplo, de Mar, mas já achei A Recolha de Alexandria menos interessante.

IMG_9864

No mais recente volume, As reencarnações de Pitágoras, o conceito foi um pouco alterado. As entradas são todas curtas, ilustradas e alusivas às reencarnações de Pitágoras. Apesar de terem todas o mesmo objectivo, não há propriamente uma história maior que vá para além da página inicial de introdução.

Existem, como sempre alguns detalhes engraçados, mas achei que o espaço tinha sido muito desaproveitado. A imagem acima é representativa de quase todo o livro. A cada entrada corresponde uma figura e o espaço não ocupado pela entrada fica inerte. Estruturalmente, cria algum vazio visual, diminuindo o sentimento de puzzle dos volumes anteriores.

IMG_9871

Em suma. Achei este volume bastante menos interessante que os anteriores, quer pela escassez de conteúdo, quer pelo menor entrelaçar entre entradas.

3 pensamentos sobre “As reencarnações de Pitágoras – Afonso Cruz

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Dezembro de 2015 | Rascunhos

  2. Pingback: Mil Anos de Esquecimento – Afonso Cruz | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s