O Penteador é uma leitura bem disposta, divertida e original que consegue cruzar elementos mirabolantes numa realidade muito semelhante à nossa, com detalhes típicos das pequenas terriolas portuguesas, onde todos se conhecem e comummente festejam as alegrias da vida de forma descontraída.

Um rapaz chega a uma ilha, procurando um emprego. O primeiro que encontra é o de penteador de manequins numa loja típica que se encontra encerrada. Apesar disso, é direccionado para o café da rua, que lá lhe indica como entrar em contacto com o proprietário que estará doente.

O proprietário vive em Poço Redondo, um local conhecido pelos maus ares (ou assim se diz, como forma de afastar os mais incautos) – mas afinal não estará doente! Apenas pretende passar cada vez menos tempo na loja e dedicar-se ao lazer. Este lazer acaba por envolver também o jovem penteador! Esperam-no farras, almoçaradas e bebedeiras épicas que acabam com homens nús a correr pela rua, perdas de memória e um novo romance!

Os detalhes mirabolantes existem em diferentes perspectivas na narrativa. Por um lado existem na delimitação do espaço – na ilha o principal meio de transporte é o eléctrico e existem ruas de nomes tão diferentes quanto Rua dos Rissóis Encarquilhados ou Rua dos Parâmetros Assertivos. Por outro, podem ser encontrados dispersos nas conversas entre as várias personagens.

O penteador apresenta uma narrativa repleta de bom humor. As personagens gostam de conviver com um copo na mão e um bom almoço. O facto de ser um meio pequeno leva a que todos nas terriolas se conheçam, comentando, com agrado o espectáculo dado pelos convivas alegres.

Desta forma a narrativa apresenta uma sucessão de episódios mirabolantes e divertidos, carregados de detalhes que nos levam a simpatizar com as personagens. As referências geográficas fazem com que a narrativa decorra num local indefinido mas que recorda o ambiente que se vive nas terriolas em altura de festas em que todos confraternizam de adega em adega.

O Penteador foi publicado pela Escorpião Azul e está disponível para aquisição na Convergência.