Retrospectiva 2020

Acho que não é surpresa dizer que 2020 nos passou a perna. O tele-trabalho mudou drasticamente rotinas e, pelo menos a mim, tem-me saturado estar tanto tempo num mesmo espaço. Ainda assim, em termos de publicações, a quantidade foi semelhante, bem como o número de visualizações. Já as leituras foram muito superiores, quase o dobro: quase 250 leituras em 2020 comparadas com as 130 de 2019. Este ano não só li bastante em português e inglês como em espanhol (quase 5% do total) e uma leitura em italiano.

Já em visualizações, para além das que estão associadas ao Plano Nacional de Leitura (Contos de S. Petersburgo, Crónica do Rei Pasmado, O Japão é um lugar estranho) destacam-se as seguintes publicações de 2020:

2020 foi … um ano esquisito. Existiam vários eventos agendados e organizados (estou a cooperar com a Imaginauta para a organização de eventos) e alguns tiveram de ser cancelados, enquanto outros tiveram de ser adaptados ao formato online. Eis um resumo:

  • Programa na Voz Online – Era para voltar em 2020, mas vai ter de ser adiado para 2021;
  • Participação em eventos nacionais e internacionais – Continuaram a decorrer, ainda que em modo online;
  • Organização de eventos com a Imaginauta – Começaram em modo presencial, passaram a modo online. Alguns tiveram de ser cancelados;
  • Participação em prémios, como júri – Continuou a decorrer, tendo estado envolvida em vários prémios, quer para livros, banda desenhada ou jogos de tabuleiro;
  • Edição – Como The Portuguese Portal estou a iniciar a publicação de contos (neste momento os prémios Ataegina) de autores portugueses em inglês para divulgação nos próximos eventos internacionais.

Este ano cooperei com a Imaginauta na preparação de um clube de leitura, uma oficina de ferramentas de escrita, It’s Alive. Em formato independente participei numa Refrega das Resenhas. Para além disso, participei na Eurocon apresentando o Festival Contacto e uma apresentação sobre ficção especulativa portuguesa (incidindo sobretudo em autores com obra publicada noutros idiomas).

Planos para 2021

Continuando a cooperação com a Imaginauta (sob o selo The Portuguese Portal) pretendemos continuar com o Clube de Leitura, mas também reactivar as noites de Devoradores de Livros (para reunir as pessoas do fandom) num formato diferente. Se o COVID nos deixar iremos ter novamente o Festival Contacto (com um diferente aproveitamento de espaço).

Em termos de publicações, pretendo continuar a ler em espanhol (especialmente agora que descobri uma livraria que encomenda qualquer livro espanhol e os vende com desconto em relação PVP – a CULT) e a comentar jogos de tabuleiro. Tenho como objectivo continuar a participar em eventos nacionais e internacionais… Vejamos se a pandemia nos permite.

Paralelamente, a reactivação do canal de rádio já está em progresso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.